Análise Coop – Killzone 3 (PS3)


KILLZONE

Esta análise faz parte do Projeto Local Coop PS3 / PS4. Acompanhe os jogos clicando aqui.

Killzone é uma série muito polêmica mesmo.

Quando teve seu primeiro episódio lançado para PS2, as expectativas eram altíssimas, o jogo era invocado como o grande Halo Killer, que seria o grande padrão para os futuros FPS.

Não digo que foi uma grande decepção, o jogo é bom, trás inovações em classes de personagens para a época… mas estava longe de ser tudo aquilo que prometia.

Com Killzone 2 a história foi semelhante. Na E3 de 2005  foi exibido um trailer de jogabilidade que era simplesmente incrível para os padrões da época, com ação fluída e gráficos maravilhosos. Porém depois foi divulgado que aquele era, na verdade, um vídeo feito em animação CG, que traria o que o jogo seria em seu lançamento.

Killzone-trilogy-1

Pois Killzone 2 saiu e também não era exatamente aquilo que havia sido prometido, com gráficos realmente muito bons, mas jogabilidade comum, sem animações espetaculares e movimentação realista como mostrado no trailer.

No PS4, Killzone Shadow Fall, conseguiu com proeza demonstrar a capacidade gráfica da geração que estava apenas começando, porém entregou um gameplay basicamente sem nenhuma inovação, level design previsível e mecânicas não muito eficientes.

Mas e o 3º episódio?

KZ3-TQ

Diria que o Killzone 3 possa ser o auge da série, pois é um jogo honesto. Depois de Killzone 2 ser duramente criticado, a Guerrilla Games focou-se em criar um próximo episódio na mesma engine, continuando a história de Guerra espacial e territorial contra os temidos Helghasts.

Nesse jogo não havia Hype, e o que foi entregue corresponde a um shooter de qualidade e thriller cinematográfico de ação, muito empolgante.

Esse jogo foi um dos primeiros a ser dublado em português, e permitia o uso do PS Move e do 3D para maior imersão…mas nem de longe esses são suas maiores qualidades.

A dublagem é fraca, lembra um filme de sessão da tarde daqueles bem antigos, mas também não atrapalha o entendimento e o progresso do jogo.

Com relação ao Coop, a tela é divida horizontalmente, e o personagem do player 2 não existe nas cutscenes. O que é uma pena e uma coisa normal nos jogos de hoje, o jogo poderia ter usado Rico como player 2, já que eles está praticamente o jogo todo ao lado de Sev, o protagonista.

5037e720cca4e366bb704cd4f3abf5aa-650-80

Os inimigos, Helghasts, estão mais equipados nesse jogo, com armas mais modernas e explosivas, e alguns oponentes que atacam corpo a corpo e que devem ser mortos o quanto antes pois são letais a curta distância.

kz3

Os parceiros NPC ajudam no combate, mas raramente matam os inimigos. Sendo assim a cooperação entre os jogadores, principalmente no tiro de cobertura é essencial.

O jogo tem sessões específicas de combate, como fases de stealth, sniper, montados em veículos de guerras e torretas em movimento, deixando o game bem variado. Em um dos momentos memoráveis há uma infiltração na base Helghast que deve ser feita com jetpacks equipados com metralhadoras.

killzone3-01

A história é o calcanhar de Aquiles do jogo, começando de onde Killzone 2 parou, esse episódio não consegue uma narrativa tão boa quanto a do game anterior, com cutscenes que não conseguem apresentar aquilo que deveriam, e um final bem fraco.

As armas são muito variadas e o sistema de tiro é muito eficiente, não devendo nada aos melhores FPS existentes no mercado, com sistema de impacto de tiro que apresenta animações convincentes e sistema de cover bem elaborado.

SplitScreen_004.jpg

O gráfico é ótimo, no mesmo nível do jogo anterior, que trás um AAA de respeito com possibilidade de jogar em splitscreen sem perder muita qualidade.

Features2.bmp

Em suma, é um shooter perfeito para se jogar em coop, mesmo com seus defeitos, Killzone 3 vai divertir sem irritar, e levar uma experiência agradável, mesmo que não tenha uma história que valha a pena acompanhar.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s