Análise Co-op: Terminator Salvation (PS3)


Uma platina grátis e um jogo ultrapassado

terminatorTerminator Salvation é o clássico péssimo game baseado em um filme.

No caso, o filme “O Exterminador do Futuro: A Salvação” tido por muitos como o pior filme da franquia estrelada por Arnold Schwarzenegger. Um game ruim baseado em um filme ruim, pode gerar bons momentos de gameplay co-op? A resposta também é dúbia…
terminator-salvationO jogo se passa em 2016, alguns anos depois da “Rebelião das Máquinas”. O personagem principal é John Connor (sem a voz ou aparência de Christian Bale) o segundo controle fica a cargo de Blair Williams, a missão salvar soldados, sabotar bases da Skynet e sobreviver a ondas e mais ondas de máquinas assassinas.

500px-TSVG-connor

O jogo de tiro em 3ª pessoa tem como inspiração a jogabilidade Gears of War, e parece ter sido esculpido para PS2, na verdade existem vários jogos de PS2 com gráficos superiores ao desse Terminator….para se ter uma ideia os personagens em alguns momentos nem abrem a boca para falar….

O sistema de jogo é decente, apesar dos bugs e cenários pobres e mal desenhados, ao menos mirar e atirar funciona na maior parte do tempo.

No Co-op a tela é dividida na horizontal, o que não atrapalha o progresso.

TerminatorSalvation

Bom, para resumir, o jogo não é bom…se tivesse sido lançado no PS2 seria ótimo, mas esse não é o caso.

Então porque jogar em 2 uma obra tão medíocre?

Simplesmente porque você ganhará uma platina gratuita em sua coleção de troféus….parece um motivo trivial, que não vale o stress, porém vai um pouco além disso.

Para se chegar a platina do game basta finalizar todos os capítulos, mas jogando na maior dificuldade. E é aí que surpreendentemente mora a diversão do game!

Jogar Terminator no hard e em co-op é estranhamente satisfatório, o desafio é alto, mas parece que cada cenário e cada inimigo possuem um método exato para serem superados.
Fico imaginando que se eu fosse jogar em single player, teria desistido, mas no co-op o jogo avança sem problemas.

Um exemplo, a partir do momento em que se joga no hard, quase todas as armas do game se tornam inúteis, pois a grande maioria dos inimigos são quase invulneráveis a rifles, metralhadoras e escopetas.

Conseguíamos destruir pequenos bots voadores e inimigos menores com as armas comuns, mas os Exterminadores T-600 e T-700 só eram derrotados com um bom número de tiros de granadas, RPGs, lança granadas ou qualquer coisa que explodisse.

71mElFMTJhL._SL1280_

Portanto, quando os inimigos araquinídeos T-7T Tetrapod apareciam, eu e o Michel tínhamos que poupar a munição, aguardado que a próxima onda de inimigos tivesse um Terminator.
O Tetrapod é um inimigo comum no game, mas super resistente….seu ponto fraco é na parte traseira, e é aí que entra a estratégia co-op, enquanto a aranha gigante mirava e atirava em um de nós escondido em cover, o outro se movimentava escondido pelo cenário em busca da mira no ponto fraco do inimigo. E apesar de repetitiva essa estratégia era satisfatória e divertida, dada ao desafio proposto pela dificuldade do game.

Quando enfrentávamos Extermindores, sempre tínhamos os explosivos para destruí-los ou causar um bom dano. E apesar de mal projetadas fisicamente, os cenários nunca nos deixaram na mão, e sempre escondiam foguetes extras em áreas de combates mais intensos, o grande desafio era se movimentar escondido até os itens sem morrer pelo caminho.
terminators8Morrer fazia parte do jogo, sendo que em uma nova tentativa, geralmente, já tínhamos a estratégia correta para passar.
Exceto pelas fases de tiro em trilhos….em alguns momentos os personagens subiam em veículos terrestres ou aéreos, e nessas fases o único objetivo é atirar em tudo, porém são cenas com muito movimento onde acertar o alvo o suficiente para destruí-lo e impedir a derrota, era praticamente impossível.
maxresdefaultNesses momentos chegamos a jogar a mesmas seção do game umas 10 vezes, por fim conseguimos passar quando tivemos a ideia de entrar nas opções e diminuir a velocidade da mira.terminatorsalv2

O jogo nem sequer tem um boss final…sendo que acaba tão repentinamente quanto começa.

No final das contas é difícil recomendar um jogo tão datado, mas em sua defesa é um jogo rápido, com um bom desafio e um troféu de platina grátis…então enfrente os Exterminadores por sua conta e risco.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s