Análise Co-op: Twisted Metal (PS3)


Diversão frenética e dificuldade como nos velhos tempos
twisted-metal
Se você já jogou qualquer título da série Twisted Metal estará totalmente em casa com a versão de PS3, todos os elementos estão de volta, atualizados de forma leve, o que mantém o game entre o nostálgico e o ultrapassado.
feature-TwistedMetal-GeneralCaso você já tenha lido alguma crítica sobre o jogo, saiba que todos os comentários que circulam na internet procedem, os controles são realmente muito complexos, que faz com que os jogadores tenham que se adaptar da melhor maneira possível a quantidade de comandos. Ele tem gráficos razoáveis e foi feito com foco no multiplayer.

twisted_metal-1880633A história é contatada com cutscenes com atores reais, ao estilo noire e gore de Sin City e outros filmes, mas dá pra sentir uma pegada trash que combina com o clima do jogo.
São apenas 3 personagens que tem sua história coberta pelo game: Sweet Tooth, Dollface e Mr. Grimm.

twisted-metal-rebootOutra crítica que circula bastante é sobre a curta duração da campanha principal e a dificuldade alta do jogo, pois eu diria que um compensa o outro.

Eu e Michel começamos a jogar na dificuldade “normal”, em apenas uma sessão de gameplay cobrimos 50% do jogo, passando o primeiro capítulo e realmente pensamos que seria um jogo curto. Pois os 50% restantes nos tomaram mais 3 dias….

maxresdefault44

O objetivo do jogo é simples, passar as arenas de batalha e corridas até enfrentar o chefe final de cada um dos 3 capítulos.

Para tal estão a disposição dezenas de veículos clássicos da série e dessa vez o personagem não fica atrelado ao carro como antigamente, então é possível jogar com Sweet Tooth pilotando o veloz Crimson Fury ou o nada convencional Axel.
twistedmetal_3O arsenal não fica atrás, com um compilado das melhores armas das edições anteriores, além de algumas novidades. Nessa edição além das armas primárias existe variedade também nas “side weapons” e cada veículo possui um ataque especial que pode ser carregado em vário níveis….o carro Kamizake por exemplo, tem possuí um lança chamas como primeiro nível de especial e uma carga EMP que paralisa os inimigos no especial alternativo, a van Sweet Tooth pode se tornar um transformer enorme durante a batalha.
Falta de variedade é um defeito do qual Twisted Metal não sofre.

maxresdefault

A maioria das missões concentram-se em arena de batalha, com o objetivo de destruir todos os outros veículos, apesar de ser cooperativo o jogo não incentiva muito a estratégia em grupo, pois a maioria das fases são caóticas e frenéticas, sendo que cada jogador precisa se preocupar mais em dominar os comandos do carro e sobreviver….a vitória vem como consequência. Vez ou outra nos mobilizávamos para destruir algum inimigo em comum que causava muitos problemas (Monster Trucks ou caminhões de carga totalmente armados por exemplo), mas não é um jogo para se armar muitas estratégias.

maxresdefault4

O grande lance do co-op de Twisted Metal é que os jogadores se ajudam simplesmente fazendo a sua parte, matando inimigos, ou conseguindo chegar em um checkpoint impossível para completar uma corrida…. Falando em corridas, é aqui que mora um dos fatores de dificuldade do jogo, a penúltima fase, uma corrida em Diesel Town, exige que os jogadores decorem todo o trajeto e não errem em nenhum momento para vencer, e jogando em 2 as chances de conseguir esse feito aumentam…não era incomum que um dos dois errasse um checkpoint no inicio da partida e depois ficasse apenas torcendo para o outro conseguir finalizar a corrida…ao menos era uma frustração partilhada.

TerminatorSalvation22009-05-2920-14

Outro ponto de alta dificuldade são os chefes, The Brothers Grimm, Iron Maiden e Sweet Tooth’s Carnival of Carnage.

O primeiro não apresenta tanta dificuldade, mas a fase contra a boneca de metal gigante é de deixar qualquer um estressado, além de atirar na monstruosa figura voadora, ainda é necessário se manter dentro da área delimitada pelo chefe, lutar contra seus veículos capangas em um cenário que beira um precipício, se errar é morte na certa.

maxresdefaults

Pior que ela somente a última fase…não é bem um chefe, é uma fase boss inteira de dificuldade altíssima.

Sweet Tooth’s Carnival of Carnage é uma estrutura móvel criada pelos seguidores do palhaço sorveteiro, um cenário de 4 níveis de puro sadomasoquismo.

No primeiro tínhamos que, em alta velocidade, destruir o veículo por baixo, tomando cuidado com os capangas, lança chamas e com as próprias rodas da máquina assassina.

2-218

A segunda parte é um pinball doentio onde o objetivo é destruir os palhaços que carregam as bombas gigantes e utilizar os explosivos para conseguir escapar do cenário…chato, mas passável.

Screen_shot_2012-06-09_at_10.58.23_PM

O terceiro nível é uma das fases mais diabolicamente desgraçadas que algum programador já construiu em um video-game.
Um percurso repleto de armadilhas, como bombas móveis, espinhos giratórios, abismos, pêndulos e outros mecanismos dignos dos piores vilões de desenhos animados.

Fazer o percurso todo sem morrer foi uma conquista celebrada!

a

O final do game acaba perdendo um pouco o foco, nos colocando no controle de um helicóptero para destruir finalmente o epicentro do Carnival of Carnage, sendo que a mecânica para se fazer isso é confusa e mal programada, acaba desanimando um pouco no momento em que mais deveria incentivar o jogador.

Carnival_of_Carnage

Após todo esse pesadelo ficou uma boa impressão geral, de um game que se manteve fiel a suas raízes a seus fãs e que não tem medo de ser difícil, de negar as tão famigeradas colheres de chá dos jogos mais recentes…mas que consegue ao mesmo tempo premiar os jogadores pela persistência, como nos velhos tempos.

maxresdefaultaaa

Temos que dar créditos a David Jaffe por ter criado Twisted Metal e God of War, e esperar que ele esteja envolvido em uma próxima edição do game (imaginem quantas torturas ele poderá inserir em um game desses no PS4?….medo).

Então se você procura algo mais que um simples jogo de corrida, e tem alguém tão obstinado quanto você para passar fases extremamente difíceis, Twisted Metal é o jogo perfeito para suas sessões de Co-op!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s